"Merecem louvor os homens que em si mesmos encontraram o impulso, e subiram nos seus próprios ombros." Séneca
Uma pesquisa mostrou como resultado que 78% dos brasileiros odeiam (de forma literal) trabalhar, isso faz com que estas pessoas desenvolvam uma doença psicológica, que alguns chamam de "síndrome do domingo a noite", que é mais ou menos assim: quando chega o domingo ao anoitecer, a pessoa começa a ficar nervosa, deprimida, ansiosa... tudo porque começa a vir em sua mente as responsabilidades da segunda-feira.
Pois bem, imagine então uma cena: a pessoa, que tem a síndrome do domingo a noite, acorda na segunda de manhã, toma o café, pega um "busão" lotado, chega no horário, bate o cartão de ponto e faz o seu trabalho... podemos dizer que essa pessoa é motivada? Claro que sim! Parece incrível, mas essa pessoa é altamente motivada. Sabe por que? Ninguém o obrigou a fazer isso, ele, por livre e espontânea vontade fez tudo sozinho... ela foi ao trabalho por ter uma responsabilidade, isto é, ele tinha uma motivo que o levou a uma ação.
"Em psicologia, motivação é a força propulsora (desejo) por trás de todas as ações de um organismo. Motivação é o processo responsável pela intensidade, direção, e persistência dos esforços de uma pessoa para o alcance de uma determinada meta." Wikipedia
Alcance de metas ou realização de uma necessidade. Seja trabalhar, preparar um alimento, tomar banho... enfim, tudo o que você faz é motivado por fatores externos (ambiente, cultura, educação de pais) e internos (seu cérebro manda você fazer algo para suprir uma necessidade).
E foi pensando nesses fatores motivacionais que muitas empresas usam várias ferramentas. Sejam vídeos ou palestras, para dar novas metas, direção, ânimo aos seus funcionários. As empresas perceberam que motivação punitiva (que são aquelas broncas que você leva do chefe por causa de uma trabalho mal feito) não geram melhores resultados, simplesmente dão resultados diferentes. Agora quando você usa a motivação positiva, os resultados superam, em maioria, as expectativas de todo o grupo. Usando as palavras certas, você faz as pessoas reaprenderem aquilo na qual elas se diziam tão boas sem deixar seus valores de lado, elas farão suas tarefas por prazer, por que gostam daquilo que estão fazendo e vão pensar em meios de fazerem melhor.
O que motiva você a trabalhar? E estudar? Um futuro melhor, espero. Sucesso, realização profissional, estabilidade.
O que motiva você à leitura da bíblia? A oração? O que te faz ir na igreja?
Pensem nisso! Abaixo tem um vídeo motivacional de grande sucesso - ele foi baseado no filme "Gladiador".
Grande abraço!