quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Motivação - por Juninho

"Merecem louvor os homens que em si mesmos encontraram o impulso, e subiram nos seus próprios ombros." Séneca

Uma pesquisa mostrou como resultado que 78% dos brasileiros odeiam (de forma literal) trabalhar, isso faz com que estas pessoas desenvolvam uma doença psicológica, que alguns chamam de "síndrome do domingo a noite", que é mais ou menos assim: quando chega o domingo ao anoitecer, a pessoa começa a ficar nervosa, deprimida, ansiosa... tudo porque começa a vir em sua mente as responsabilidades da segunda-feira.

Pois bem, imagine então uma cena: a pessoa, que tem a síndrome do domingo a noite, acorda na segunda de manhã, toma o café, pega um "busão" lotado, chega no horário, bate o cartão de ponto e faz o seu trabalho... podemos dizer que essa pessoa é motivada? Claro que sim! Parece incrível, mas essa pessoa é altamente motivada. Sabe por que? Ninguém o obrigou a fazer isso, ele, por livre e espontânea vontade fez tudo sozinho... ela foi ao trabalho por ter uma responsabilidade, isto é, ele tinha uma motivo que o levou a uma ação.

"Em psicologia, motivação é a força propulsora (desejo) por trás de todas as ações de um organismo. Motivação é o processo responsável pela intensidade, direção, e persistência dos esforços de uma pessoa para o alcance de uma determinada meta." Wikipedia

Alcance de metas ou realização de uma necessidade. Seja trabalhar, preparar um alimento, tomar banho... enfim, tudo o que você faz é motivado por fatores externos (ambiente, cultura, educação de pais) e internos (seu cérebro manda você fazer algo para suprir uma necessidade).

E foi pensando nesses fatores motivacionais que muitas empresas usam várias ferramentas. Sejam vídeos ou palestras, para dar novas metas, direção, ânimo aos seus funcionários. As empresas perceberam que motivação punitiva (que são aquelas broncas que você leva do chefe por causa de uma trabalho mal feito) não geram melhores resultados, simplesmente dão resultados diferentes. Agora quando você usa a motivação positiva, os resultados superam, em maioria, as expectativas de todo o grupo. Usando as palavras certas, você faz as pessoas reaprenderem aquilo na qual elas se diziam tão boas sem deixar seus valores de lado, elas farão suas tarefas por prazer, por que gostam daquilo que estão fazendo e vão pensar em meios de fazerem melhor.

O que motiva você a trabalhar? E estudar? Um futuro melhor, espero. Sucesso, realização profissional, estabilidade.

O que motiva você à leitura da bíblia? A oração? O que te faz ir na igreja?

Pensem nisso! Abaixo tem um vídeo motivacional de grande sucesso - ele foi baseado no filme "Gladiador".

Grande abraço!

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Cidade & Lazer - por Almir

Bom dia, família aliança!!!

HORÁRIO DE VERÃO

Próximo final de semana começa mais um horário de verão onde os relógios deverão ser adiantados em 01 hora na madrugada de sábado para domingo.

SEGURANÇA

Três shoppings de Campinas (Iguatemi, Dom Pedro e Campinas Shopping) não têm permitido a entrada de menores de idade em grupos nas sextas-feiras à noite. O objetivo segundo a direção destes shoppings é a segurança dos consumidores, pois em grupos esse jovens causam muita baderna e fazem até assalto. Todo tipo de providência para aumentar a segurança é valida desde que não haja excesso.

ESTRÉIA 01

Vem aí a excelente continuação do filme Madagascar, confira o trailer:

ESTRÉIA 2

Semana do dia das crianças é a desculpa perfeita a ir assistir a excelente animação Os mosconautas no mundo da lua, uma deliciosa homenagem ao filme 2001-Uma odisséia no Espaço.