Workaholics - por Juninho
"... o Sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do Sábado." Mateus 2:27
A palavra é meio feia, mas é foco no estudo de muitos psicólogos hoje em dia. Workaholic é aquela pessoa que tem compulsão por trabalho, ela precisa trabalhar, um viciado em trabalho, assim como o bêbado é viciado em bebida.
Algumas das explicações é que, como todo viciado, a obsessão pelo trabalho é causa para fuga de problemas psicológicos, familiares, etc.
Scarlett Marton, conceituada professora de Filosofia Contemporânea da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo defende a PREGUIÇA (leia-se de forma literal) como estratégia para resistência dos viciados em trabalho. Segundo ela "a atual compulsão por trabalho criou pessoas sem consciência da própria existência. E isso não é saudável, nem no ambiente corporativo, nem no lar, de maneira geral. Isso atrapalha o trabalho em si".
Em suas pesquisas, ela conta que a idéia do "lazer", hoje, vem acoplada a uma certa obrigação. "Você tira férias e se sente na obrigação de viajar, de ter muito dinheiro para pagar um belo hotel, consumir belos produtos", comenta. "Tudo nos é imposto pela propaganda". A mídia e a atual sociedade torna obrigação ser feliz, obrigação ser alguém, e várias outras "obrigações" que pegam até os mais espertos.
"Eu tenho que descansar, afinal o fim de semana foi feito pra isso!" parece até uma frase comum, você trabalhou a semana inteira e o final de semana é um período para se descansar, não é? Mas perceba o seguinte: "Eu tenho..." é aí que mora o perigo, você está dando um trabalho a você mesmo, uma tarefa a ser cumprida nos próximos dias.
Será que ir à igreja toda semana é um prazer, ou simplesmente uma das muitas tarefas a serem cumpridas?
Grande abraço!