sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Olá, pessoal! Na semana passada, iniciamos uma viagem pelo CD “A Volta do Filho Pródigo”, do pastoetador Gerson Borges. Esta riquíssima obra da música popular cristã nacional leva o ouvinte a passear pelos personagens da parábola contada por Jesus em Lucas 15 e a mergulhar nos possíveis sentimentos de cada um dos personagens, de maneira a tornar a história ainda mais viva e significativa.

Ao degustar novamente a obra toda para escrever este segundo texto, fiquei com vontade de apresentar-lhes todas as músicas. Mas como a proposta é dar um gostinho do CD, vou resistir e apresentar-lhes apenas mais quatro, que reputo belíssimas.

A de hoje propõe a reflexão sobre os sentimentos do Pai enquanto seu filho mais novo estava no mundão sem mandar notícias. “Um lugar vago na mesa” nos leva a mergulhar no coração do Pai e viver junto com ele a dor da saudade de seu amado e pródigo filho. Aprecie e reflita se Deus não está com saudades de sua companhia.

Um abraço, Rodolfo Seifert

quinta-feira, 31 de julho de 2008

Planejamento Financeiro - por Maurício

Olá, galera da Família Aliança! Na semana passada falamos um pouquinho sobre o que é Planejamento e alguns tipos de planejamento, essa semana veremos um pouco sobre Planejamento Financeiro.

Trabalhando há alguns anos na controladoria financeira de uma empresa, pude notar que o Planejamento Financeiro de uma empresa não é tão diferente que o Planejamento Financeiro da nossa vida particular, em ambos os casos o mesmo serve para que haja um equilíbrio entre quanto ganhamos (Entradas) com quanto gastamos (Saídas). De acordo com o site www.financenter.com.br, Planejamento Financeiro é “um processo racional de administrar sua renda, seus investimentos, suas despesas, seu patrimônio, suas dívidas, objetivando tornar realidade seus sonhos, desejos e objetivos...” Vamos a prática agora, como fazer o Planejamento Financeiro:

Primeiramente crie uma planilha em Excel, ou até mesmo em uma folha de papel escrita a mão, a mesma será dividida em duas colunas, uma de Entradas (Ex.: Salário e outras rendas) e a outra de Saídas (Despesas em gerais tais como faculdade, despesas com veículos, lanches e tudo que você venha a gastar no mês). O ideal é que na frente de cada item tenha a data de quando provavelmente irão acontecer, para que se possa controlar os vencimentos das despesas.

Um bom Planejamento Financeiro é flexível, já que como todos sabem o futuro pertence a Deus e não temos controle sobre ele, é realista, temos que considerar o que realmente iremos ter de entradas e saídas, e por último tem uma equação básica para ser considerada, EntradasSaídas ≥ 0. Faça um teste, planeje suas finanças por um mês e você verá que Planejamento Financeiro é uma boa maneira de evitar dores de cabeça e surpresas desagradáveis nas finanças.

Na semana que vemm vamos falar um pouco sobre Controle do Planejamento Financeiro, afinal não adianta nada planejar as finanças se não acompanharmos se o que esta planejado é o que efetivamente está ocorrendo durante o mês. Até lá e que Deus esteja com todos. Abraços.

quarta-feira, 30 de julho de 2008

Acampamento de Inverno

Nosso Acampamento de Inverno está chegando! Falta menos de 1 mês!

Será nos dias 29, 30 e 31 de Agosto! E no vídeo abaixo você confere um pouco do local do Acampa e de toda animação que vai ser lá!

Para Pensar - por Paulinha

"Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores; antes tem seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita dia e noite" Salmos 1:1-2

Podemos perceber neste versículo uma "receita" clara, objetiva e preciosa para todos aqueles que querem ser bem-aventurados! De início, o texto aborda o que não devemos fazer para sermos bem-aventurados. Na seqüência, o texto traz a "receita" para uma vida abençoada. O ingrediente é o prazer na lei do Senhor. E a medida de meditação na palavra é dia e noite. Precisamos apenas fazer da maneira correta e completa.

Reflexão: você deseja aplicar essa receita na sua vida? Pense nisto!

terça-feira, 29 de julho de 2008

Workaholics - por Juninho

"... o Sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do Sábado." Mateus 2:27

A palavra é meio feia, mas é foco no estudo de muitos psicólogos hoje em dia. Workaholic é aquela pessoa que tem compulsão por trabalho, ela precisa trabalhar, um viciado em trabalho, assim como o bêbado é viciado em bebida.

Algumas das explicações é que, como todo viciado, a obsessão pelo trabalho é causa para fuga de problemas psicológicos, familiares, etc.

Scarlett Marton, conceituada professora de Filosofia Contemporânea da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo defende a PREGUIÇA (leia-se de forma literal) como estratégia para resistência dos viciados em trabalho. Segundo ela "a atual compulsão por trabalho criou pessoas sem consciência da própria existência. E isso não é saudável, nem no ambiente corporativo, nem no lar, de maneira geral. Isso atrapalha o trabalho em si".

Em suas pesquisas, ela conta que a idéia do "lazer", hoje, vem acoplada a uma certa obrigação. "Você tira férias e se sente na obrigação de viajar, de ter muito dinheiro para pagar um belo hotel, consumir belos produtos", comenta. "Tudo nos é imposto pela propaganda". A mídia e a atual sociedade torna obrigação ser feliz, obrigação ser alguém, e várias outras "obrigações" que pegam até os mais espertos.

"Eu tenho que descansar, afinal o fim de semana foi feito pra isso!" parece até uma frase comum, você trabalhou a semana inteira e o final de semana é um período para se descansar, não é? Mas perceba o seguinte: "Eu tenho..." é aí que mora o perigo, você está dando um trabalho a você mesmo, uma tarefa a ser cumprida nos próximos dias.

Será que ir à igreja toda semana é um prazer, ou simplesmente uma das muitas tarefas a serem cumpridas?

Grande abraço!

segunda-feira, 28 de julho de 2008

Cidade & Lazer - Almir

Bom dia, Família Aliança!!!!

TRÂNSITO

A semana começa com o governo do estado de São Paulo anunciando que até o fim do ano será cobrado pedágio nas estradas paulistas privatizadas. O valor será a metade do valor pago pelos carros e vai valer nas rodovias Raposo Tavares, Marechal Rondon, Ayrton Senna, Carvalho Pinto e Dom Pedro I.

GREVE

Para quem viaja de avião toda atenção é pouca a partir de quarta-feira, quando começa a greve de funcionários da Infraero. Com essa greve alguns vôos podem sofrer atrasos, pois é a Infraero que controla o Taxiamentos dos aviões. Também está ocorrendo greve de funcionários de algumas CIA's aéreas internacionais (Lufthansa e Aerolineas Argentinas). Isto pode tumultuar a ainda mais os aeroportos.

GAMES

Está acontecendo em San Diego, na Califórnia, a COMIC-CON, maior feira de entretenimento do mundo, é lá que é anunciando tudo o que está para ser lançado nesta área. Foi anunciado neste final de semana o Lançamento do Jogo Mortal Kombat VS DC Universe - onde os clássicos Personagens como Sonya Blade luta contra Superman. Bacana!

FILMES

Caso vc ainda não tenha assistido ao filme “Desafiando Gigantes”, vc está perdendo a chance de ver uma história que mostra que para Deus nada é impossível, e com Ele no comando se consegue de tudo. A mesma equipe que fez “Desafiando...” lança um novo filme, "A Virada", criado com a mesma fé.

Escrito pelos irmãos Kendrick e estrelado por Alex Kendrick (o treinador Grant Taylor do filme Desafiando os Gigantes), A Virada fará você rir e chorar mais uma vez! O filme conta a historia de Jan Austin quer vender carros usados da pior forma, e é exatamente como ele faz negócios em sua concessionária. Prometendo muito mais do que ele pode cumprir, ele fará o que for necessário para vender um carro. Seu jeito manipulador influencia todos os seus relacionamentos, até sua esposa e filho não confiam nele.

Mas enquanto Jay trabalha em restaurar um clássico conversível, ele começar a ver que Deus está trabalhando no seu restaurar também. Enfrentando a realidade de como ele verdadeiramente conduz a si próprio, Jay Austin começa a jornada de sua vida quando aprende a honrar a Deus com seus negócios, suas relações e sua vida!

Amada família, tenham uma semana abençoada!