sexta-feira, 18 de julho de 2008

Todo relacionamento é um casamento? - Laís Santos

Todo relacionamento é um casamento, a cumplicidade que mantemos hoje em dia nas relações fazem delas uma troca constante de conhecimentos, uma vida vivida a dois por inúmeras pessoas.

O Ser Humano vive constantemente casado, seja com amigos, emprego, estudos, coisas do cotidiano.

Temos uma visão ampla de algo que é tão estreito, nos doamos intensamente a relações que nem ao menos sabemos qual é. Mudamos o conceito de uma palavra, devido a atitudes e conceitos errados. Na verdade, mudamos o conceito do mundo por atitudes erradas, mapeamos uma forma de viver na qual o certo e o errado já não tem um abismo os separando. Praticamos, conceituamos, vivemos de uma forma que não sabemos qual é.

Isso torna impossível no futuro (que nem precisa ser tão futuro assim) tentarmos entender o rumo que o mundo está tomando, tentar resolver problemas através de atitudes que hoje todos contribuímos para que se formassem, é o senso comum do: aqui se planta aqui se colhe. Precisamos abrir os olhos para compreender que tipo de mundo estamos formando, mesmo que pareça ser uma mera atitude de ingenuidade, conceituar toda e qualquer relação como um casamento.

O problema é a que tipo de coisas estamos nos "casando", quando na verdade o princípio da palavra casamento está em unir-se a outra pessoa e não a outras coisas. A troca de conhecimentos esperada em um relacionamento só vira se mantermos os relacionamentos!

E o seu relacionamento com Deus?

Tem parecido um casamento? No qual a troca de conhecimentos e experiências é a cada dia mais visível? Ou “os muitos casamentos” que tem feito com o mundo não o deixam se relacionar verdadeiramente com Deus?

Laís Santos mantém o blog É preciso amar

Música boa

Pessoal, nas próximas semanas quero aproveitar este espaço para dar dicas de boa música. E quero começar comentando um belíssimo CD, que ganhei de minha preciosa esposa no Natal do ano passado. Um CD para ser degustado, apreciado.

Trata-se do CD “A volta do filho pródigo”. Inspirado no texto de Lucas 15, no livro de Henri Nowen e no quadro de Rembrandt, os dois últimos entitulados “A Volta do Filho Pródigo”, o “pastoetador”, pastor, poeta e educador, Gerson Borges escreveu e gravou este riquíssimo musical. Produzido por João Alexandre, com participações de diversos talentos da música evangélica brasileira, o musical é inspirativo, estimula a reflexão e aproxima de Deus.

Quero apresentar a musica “O coração de Deus”, que serve como convite para passearmos por esta parábola nas próximas semanas. Apreciem sem moderação.

Um abraço,
Rodolfo Seifert.

quinta-feira, 17 de julho de 2008

Fim de Semana

Próximo sábado acontece o 2º Encontro de Casais de Namorados!

Será na casa do Maurício, às 19h30, com saída da igreja marcada para às 19h. Participe e leve seu amor para aprender sobre o namoro baseado na Bíblia! Não se atrase!

E sexta tem o terceiro Jubão - Congresso de Jovens e Adolescentes Batistas de Campinas e Região, mais informações no www.jubacad.com.br

Seus direitos - Ronaldo

Olá, amigos! Hoje, vamos falar sobre os seus direitos como consumidor quando o produto que você comprou veio com defeito.

Antes de sair reclamando do produto para a loja, verifique se ele é “durável” ou “não durável”. Se for “durável”, você tem 90 dias para reclamar. Se for “não durável”, você tem apenas 30 dias, então, não enrole e tome providências logo!

Quando começa a contagem desses prazos? Se o defeito for visível e de fácil constatação, começa a contar desde o momento em que você recebeu o produto mesmo que tenha pago com antecedência. Agora, se for um defeito oculto, que só é perceptível com o tempo, a contagem do prazo inicia no momento em que o defeito for verificado. Nesse caso, tome as providências o mais rápido possível, porque é difícil convencer o dono da loja que o defeito veio com o produto e não decorreu do seu mau uso.

Para quem devo reclamar? Você pode escolher entre a loja e a empresa fabricante do produto. Tanto faz. De qualquer forma, uma reclamação por escrito (carta com aviso de recebimento, e-mail ou protocolo) é sempre bem-vindo para demonstrar que você fez dentro do prazo de 90 ou 30 dias.

Tenho direito de trocar o produto com defeito? Normalmente, não. Você tem que deixar o produto para conserto. A loja ou a fábrica deve consertar o produto no prazo de 30 dias. Você só terá direito imediato a troca se for um produto que não tem conserto (como leite estragado) ou se o conserto diminuiria a qualidade do produto, como uma camisa remendada.

E se a loja não consertar o produto dentro dos 30 dias? Se a loja não consertar o produto dentro do prazo de 30 dias, você tem três opções: 1) exigir a troca; 2) exigir a restituição de todo o valor pago ou; 3) receber um desconto na compra proporcional ao defeito. Para controlar o prazo que a loja tem para o conserto, é imprescindível que você peça um recibo da loja, ou seja, uma declaração da loja que recebeu o produto para conserto.

Olha, se você comprar um produto usado, como deve ser o caso do Marcelo, não é qualquer defeitinho que dá direito à troca ou a conserto. Deve ser defeito que altere ou prejudique a utilidade essencial do produto ou que jamais poderia ocorrer no caso de produto semi-novo (com pouquíssimo uso). Por isso, os defeitos normais relacionados ao desgaste do produto usado devem ser consertados às custas do consumidor. Assim, Marcelo, aconselho a tentar receber o valor do escapamento na loja, mas não adianta brigar.

Esses são, basicamente, os direitos que o consumidor tem quando comprar um produto com defeitos. Os direitos estão claramente elencados nos artigos 18, 19 e 26 do Código de Defesa do Consumidor que toda loja deve ter. De qualquer forma, segue o link http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L8078.htm.

Por fim, gente, é muito melhor trocar o seu produto por um novo que deixar para conserto e ter de aguardar por 30 dias. Logo, é sempre bem-vinda aquela conversinha com a loja ou com a fábrica. É comum que seja trocado o produto imediatamente. Bom, na semana que vem, a gente conversa sobre defeitos em serviços. Até a próxima!

Esportes!

Mais um vídeo do nosso Acampa em agosto! Vai rolar muito esporte lá, confira aí no vídeo!

Exercite-se! - Rafão

O tema hoje é Saúde. A escolha foi fomentada por um passeio que minha noiva e eu realizamos no belíssimo Parque Portugal, mais conhecido como Lagoa do Taquaral, um ótimo lugar para caminhar. Nós caminhamos, alongamos e até andamos de pedalinho (bom para as pernas).

Falando sobre saúde, obrigatoriamente temos que falar de atividade física e falando em atividade física, todos nós sabemos quais os benefícios da prática regular e os malefícios de não praticá-la. Para ganhar tempo então, quero deixar com vocês dicas práticas para melhorar sua saúde através do exercício físico:

- Ao levantar pela manhã, dê uma boa esticada e movimente-se. Vire a cabeça para um lado e para o outro, depois a incline, olhe para cima e para baixo. Movimente o braço para frente, para trás, para um lado e para o outro, para cima e para baixo e assim por diante, em todos as partes do seu corpo (coluna, quadril, pernas, pés);

- Acorde mais cedo e caminhe pelo menos durante 30 minutos;

- Pratique algum esporte que você se sinta bem;

- Sempre que possível, vá andando para o lugar que você precisa e deixe o carro na garagem;

- Para relaxar antes de dormir, faça os mesmos movimentos que você fez pela manhã, só que com mais intensidade.

O mais importante é não ficar parado. Exercite-se e cuide do seu corpo.

Uma outra dica ótima para você se exercitar é participando do nosso Acampamento de Inverno, nos dias 29, 30 e 31 de agosto em Paulínia, no Acampamento Batista Louvor. Um ótimo lugar para a prática de esportes e para estar na companhia de amigos. Faça a inscrição com a gente pelo email do Lucas - lucascps@yahoo.com.br

Grande abraço!

quarta-feira, 16 de julho de 2008

Parabéns pra você!

Aniversariantes da semana! Parabéns a Ana Paula, Pri Godoy e ao !

Minha música

Neste espaço você poderá comentar e indicar as músicas que você curte ouvir e que o edifica. Para inaugurar, a Talita Cit comenta o som do Hillsong. Abre aspas para a Talitinha!

"Hillsong é uma igreja mundialmente conhecida através de seu ministério de louvor, Hillsong Live, e por seu ministério de louvor voltado para jovens - Hillsong United. Muitos os conhecem por algumas de suas músicas serem regravadas por bandas brasileiras, tais como: "Shout to the Lord" (Aclame ao Senhor), "Blessed" (Abençoado), "One Way" (Único Caminho), entre várias outras. No dia 9 de março foi gravado o mais novo CD/DVD, This is Our God, lançado no começo deste mês de julho. E uma das músicas que mais gosto do Hillsong é "Desert Song".

Desert Song: cantada por Brooke Fraser e Jill McCloghry, fala sobre os momentos em que passamos por dificuldades e que não devemos deixar de adorar a Deus por isso, pois Ele está a frente de tudo. Jill, que estava grávida quatro dias antes da gravação, perdeu o bebê. Seus planos não eram cantar na gravação, mas ela decidiu oferecer um sacrificio vivo de louvor a Deus e em meio aos seus problemas, na última semana, resolveu cantar.

Veja aqui o vídeo da música."

SOFONIAS - por Adô

Olá, seres!

Na semana retrasada falamos sobre o rei Jeorão, sucessor de seu pai Josafá, e que como filho não se lembrou das vitórias que Deus deu a seu pai, e fez o que era mal aos olhos do Senhor e se foi sem deixar saudades.

Hoje vamos um pouco mais além. Vamos lááá pra Sofonias, basicamente no capítulo 3, e podemos trabalhar com 3 aspectos:

Versículo 17: “O Senhor Deus está no meio de ti, poderoso para salvar-te; ele se deleitará em ti com alegria, renovar-te-á no seu amor, regozijar-se-á em ti com júbilo”.

O profeta Sofonias manda esse recado do Senhor ao povo de Judá, que estava muito afastado de Deus, e deixa claro nesse versículo que Deus está perto, Deus está presente e que Ele gosta de se deleitar nos seus, naqueles que O buscam. Esta é a grande verdade que todos nós devemos viver e crer.

Versículo 19: “Eis que, naquele tempo, procederei contra todos os que te afligem, salvarei os que coxeiam, e recolherei os que foram expulsos e farei deles um louvor em um nome em toda a terra em que sofrerem ignomínia."

Deus livra os seus. Essa foi a promessa ao povo de Judá e continua sendo uma promessa a nós, desde que nos posicionemos ao seu lado.

Versículo 20b: “...farei de vós um nome e um louvor entre todos os povos da terra, quando eu mudar a sorte diante dos vosso olhos.”

Deus nos refaz. Outra promessa. E aqui eu vou terminando, não importa o que a sua vida tem sido até aqui, ou o que tentaram fazer com sua vida, saiba: Deus está perto, Deus livra, Deus nos refaz, basta crer, posicionar-se e aguardar o que Deus fará diante dos seus olhos, e com certeza você poderá “cantar e se regozijar no Senhor, porque ele afastou as sentenças que eram contra ti, lançou fora os seus inimigos e está no meio de ti, e tu já não verás mal algum” (versículos 14 e 15).

Segue um maravilhoso louvor:

Abrássss!

terça-feira, 15 de julho de 2008

Para Pensar - Paulinha

Você alguma vez se perguntou como poderia agradar a Deus? Ou o que poderia fazer de forma convicta para viver o que Deus espera de você?

Muitas vezes buscamos e desenvolvemos inúmeras atividades. Muitas demandam esforços e muitas decorrentes simplesmente “daquilo” que imaginamos ser o ideal para agradar a Deus.

Hoje, gostaria que você refletisse sobre o que Deus requer de você através do texto abaixo:

“Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o Senhor requer de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a benevolência, e andes humildemente com o teu Deus?” Miquéias 6:8

Reflexão: Você tem praticado a justiça, amado a benevolência/bondade e andado humildemente com o seu Deus? Pense nisto!

Boa semana!

Veja um pouco como vai ser o nosso Acampa de Inverno, em agosto! Você não pode perder essa maravilha!

Sustentabilidade - Juninho

"O que fazemos hoje, ecoa na eternidade." (do filme Gladiador)

A palavra da moda ultimamente é: SUSTENTABILIDADE. Vamos entender um pouco o que é isso. Sustentabilidade é um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana. Colocando em termos simples, a sustentabilidade é prover o melhor para as pessoas e para o ambiente tanto agora como para um futuro indefinido.

Segundo o Relatório de Brundtland (1987), sustentabilidade é: "suprir as necessidades da geração presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprir as suas". Isso é muito parecido com a filosofia dos nativos dos Estados Unidos, que diziam que os seus líderes deviam sempre considerar os efeitos das suas ações nos seus dependentes após sete gerações futuras. Esta é uma tarefa que tem tirado o sono de muitos executivos ultimamente. "Preciso vender mais, porém sem afetar o meio ambiente, preciso ter mais lucros, mas tenho também que ter uma boa imagem perante a sociedade..." Departamentos de RH de empresas do mundo inteiro têm pensado em formas de fazer com que seus funcionários pensem de forma ecológica, ou socialmente responsável. Ser sustentável: suprir suas próprias necessidade sem afetar o futuro de seus filhos.

Li uma reportagem algumas semanas atrás na Internet que dizia algo mais ou menos assim: "O consumidores dão mais credibilidade em empresas que desenvolvem trabalhos de Responsabilidade Social e Meio Ambiente." Acredite, os recursos naturais são finitos, isto não quer dizer que acabam, mas que seu volume é limitado, por exemplo: Você tem um copo de água para dividir entre você e um amigo, de repente chegam mais dois amigos sedentos, você continua tendo um único copo de água, só que desta vez para ser dividido em mais pessoas.

Os recursos naturais funcionam da mesma forma, daí a preocupação de utilizá-los de maneira consciente e responsável. É certo também pensar que o uso incontrolável de recursos podem fazer com que estes deixem de existir, como é o caso de algumas espécies de animais que desapareceram, devido ao comércio de peles, etc. Institutos de preservação ambiental no mundo inteiro têm colocado esforços contínuos para concientização do uso na maneira correta dos recursos. As boas práticas ambientais são geradoras de economia, de lucro e de imagem positiva da empresa.

Colocando uma olhar cristão ao assunto, lemos na Bíblia passagens como: "Tudo quanto tem fôlego louve ao Senhor." (Salmo 150) e "os céus declaram Sua glória e o firmamento a obra de Suas mãos" (Salmo 19:1). Toda a natureza foi criada por Deus. O que deve passar na mente de Deus quando não usamos aquilo que Ele nos deu de forma sábia? Ah! Não posso esquecer dessa passagem: "... e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar, e sobre as aves do céus, e sobre todo animal que se move sobre a terra... eis que vos tenho dado toda a erva que dá semente... e toda a árvore... e a todo animal da terra... e viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom..." (Genesis 1: 28 - 31).

Será que seremos questionados por Deus sobre como cuidamos de Sua criação? Será que amar como Deus ama, também não significa trabalhar para proporcionar um ar limpo para se respirar, água pura para beber? Será que o uso de forma sábia dos recursos naturais também não agradaria a Deus?

Tenha você também pensamentos sutentáveis, desenvolva pensamentos que melhorem o ambiente que você vive!!! Este é um vídeo de um instituto chamado Planet Green (União dos canais Discovery Channel, Animal Planet e Home & Health), num incentivo de mudança de forma de pensamento e atitudes. Descubra o Verde!! Grande Abraço!

segunda-feira, 14 de julho de 2008

Bom dia, família Aliança!!!

Os evangélicos dão o tom - Almir

As igrejas evangélicas estão mudando o comportamento do brasileiro em vários aspectos – o mais inesperado deles é a música clássica.

Na última década, instrumentistas que tiraram os primeiros acordes em salas de aula improvisadas em igrejas passaram a representar um porcentual cada vez maior nas principais orquestras nacionais.

Três de cada dez músicos da Orquestra Sinfônica do Paraná, por exemplo, freqüentam alguma igreja evangélica. Dos catorze profissionais recém-contratados pela Sinfônica de Porto Alegre, quatro são evangélicos. Eles também representam uma gorda fatia de 35% dos músicos brasileiros da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp).

Dois fatores explicam a concentração de evangélicos no meio erudito. O primeiro é a falta de um ensino musical de qualidade nas escolas brasileiras, o que limita tanto a formação de profissionais como a de ouvidos treinados para apreciá-los. O segundo é a perda de interesse dos pais de classe média pelas aulas particulares de piano ou violino, que no passado eram um item comum na educação dos jovens. Nesse vazio musical, as igrejas evangélicas se tornaram um dos raros locais onde se investe em formação musical clássica no Brasil.

Nas igrejas evangélicas, a música está intimamente ligada ao culto. Os conjuntos constituídos por fiéis, sobretudo nos templos pentecostais, são geralmente compostos por instrumentos de sopro, tradição herdada das bandas musicais comuns nas cidades de interior. Em parte devido a essa origem, os músicos evangélicos concentram-se nas seções de metais e madeiras das orquestras brasileiras.

As igrejas que mais formam músicos são a Assembléia de Deus, a Igreja Batista e a Congregação Cristã no Brasil. Nas duas primeiras, os fiéis aprendem a tocar desde hinos evangélicos orquestrados até peças consagradas da música sacra, como as compostas por Johann Sebastian Bach. Mais restritiva, a Congregação Cristã no Brasil só permite seus adeptos tocar as 450 músicas que compõem seu hinário.

A igreja dá apenas o primeiro impulso aos futuros músicos de orquestra com isso é que as principais escolas de música também estão se enchendo de estudantes evangélicos. "Já tive classes em que 80% dos meus alunos vinham da mesma igreja", diz David Alves, professor de música da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Trompetista da Orquestra Petrobras Sinfônica e da OSB, Alves é também diácono da Igreja de Nova Vida. No Conservatório de Tatuí, no interior de São Paulo, que tem 3.000 alunos, quatro em cada dez estudantes de música clássica são evangélicos. Por outro lado, eles são raros nos cursos de música popular. "O resultado dessa invasão é que o perfil dos alunos de música erudita está mudando", diz João Guilherme Ripper, diretor da sala de concertos Cecília Meireles, no Rio de Janeiro.

Heliton Costa, dono de uma escola de música e maestro da Banda Municipal de Itaberá, no interior de São Paulo, era pedreiro quando aprendeu a tocar saxofone na pequena igreja da Assembléia de Deus de sua cidade, de 20.000 habitantes. Incentivado pelos amigos, decidiu aprofundar seu talento no Conservatório de Música de Tatuí, onde se formou em saxofone, teclado e regência.

Há um antigo e estreito relacionamento entre a música clássica e os vários ramos nascidos da reforma protestante, no século XVI. O compositor barroco Johann Sebastian Bach, autor da Missa em Si Menor, bastante tocada nas igrejas católicas, era luterano. Essa também era a religião do alemão Felix Mendelssohn, autor da Marcha Nupcial, sem a qual nenhuma cerimônia de casamento está completa.

O período dourado da música clássica está igualmente repleto de grandes compositores católicos. Mas foram os protestantes que deram uma dimensão popular à música sacra, ao substituir o latim pelas línguas vernaculares e simplificar as músicas nos corais das igrejas. Dessa forma, os fiéis puderam começar a cantar juntos.