O trabalho em equipe - por Juninho
"Um por todos e todos por um!"
Nesse últimos dias, temos acompanhado as olimpíadas na China. A prática de esportes se ressalta nesses dias, mas quero falar sobre uma particularidade de alguns esportes como o futebol, volei, basquete... o trabalho em equipe.
A idéia de se trabalhar em equipe surgiu no momento que o homem percebeu que a soma dos conhecimento e habilidades individuais facilitariam seus objetivos.
Você percebe como cada jogador tem sua tarefa durante o jogo? Mesmo com um time de pessoas com habilidades diferenciadas, experiências singulares, vidas opostas, todos unem seus esforços com um único objetivo... é claro, ganhar a partida.
Na visão do psicólogo Abraham Maslow (1908-1970), profissional que deu início a Psicologia Transpessoal (área da psicologia que estuda a consciência nos seus diferentes níveis e a sua relação com os aspectos evolutivos do ser), o trabalho em equipe possibilita dar e receber, por parte de cada um de seus membros, afeição, aceitação e sentimento de importância. Para Maslow, “isto faz com que o indivíduo cresça, tornando o trabalho determinante, pois o objetivo a ser alcançado depende, exclusivamente, da satisfação psicológica do indivíduo bem como das relações humanas”.
O que Maslow quer dizer? Cada vez que você trabalha em equipe, você desenvolve seus próprios talentos, e ajuda no crescimento das pessoas que estão com você. Aos poucos, o trabalho que parecia impossivel de se fazer, vai acontecendo, tomando forma. Você então se sente bem, se sente empolgado.
Quer outro exemplo? Você já participou de um grupo, onde, só pelo olhar você sabe o que o colega quer dizer? Pois é, o amadurecimento do trabalho em equipe gera o que chamamos de entrosamento. você percebe que isso ocorre em equipes que trabalham juntas há um certo tempo, exemplo: Uma banda musical, um time de volei, etc.
Enquanto escrevia esse artigo, estava assistindo um dos DVD's do Hillsong, que trabalho em equipe fantástico! Quatro pessoas tocando guitarra, cada um fazendo um "encaixe" de nota diferente, duas tocando teclado, um faz som de piano, e outro sintetizador, e o vocal? Sem palavras. Mas eles só chegaram nesse nível técnico com muito ensaio, treinamento, união das habilidades e conhecimentos individuais... eles trabalham em equipe.
Os resultados do trabalho em equipe permitem que todos que formam o grupo cheguem mais longe, comparado aonde você chegaria se trabalhasse sozinho.
Grande abraço.