quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Onde você estará daqui a cinco anos?* - por Paulo Lot

Coloque no papel suas maiores aspirações profissionais e pessoais. É assim que começa o planejamento de uma carreira. Para isso, primeiramente, faça uma auto-análise e reflita sobre como você tem desempenhado suas atividades, seus pontos a serem melhorados e como você gostaria de ser lembrado pelas pessoas que trabalharam ao seu lado. Reflita!

Não sonhe com algo para o qual você não esteja preparado(a), a menos que esteja disposto(a) a aperfeiçoar-se! O que te dá prazer? Quais são os seus talentos? Se você souber aproximar uma coisa da outra, maiores são suas chances de realização.

Pense no que você gostaria de ser e não o que os outros esperam que seja. Seu futuro deve contemplar suas aspirações e talentos. Seja realista e não exagere no número de objetivos que você estipulou. Conheça suas necessidades de aprendizagem e desenvolvimento, e comece já, afinal de contas o planejamento de sua carreira deve refletir sua situação atual com olhos no futuro.

Não descuide de seu conhecimento acompanhando as notícias do que acontece no Brasil e no mundo; leia livros, mantenha-se atualizado sobre política, economia, esportes, etc. Freqüente palestras, cursos e seminários sobre temas específicos de sua área. Não se esconda.

Lembre-se que as oportunidades fazem a hora, esteja de prontidão! Sua missão diária é manter a sua empregabilidade em alta, com um projeto de carreira muito claro para você mesmo. Mexa-se. Sucesso!

Paulo Lot é palestrante e professor universitário da PUC-Campinas.

*Este texto foi recomendado pelo Juninho.

Nenhum comentário: