"Escrevo sem pensar, tudo o que o meu inconsciente grita. Penso depois: não só para corrigir, mas para justificar o que escrevi." Mário de Andrade
Hoje é muito comum termos o email como forma de comunicação para muitas conversas e até mesmo acertos contratuais. Afinal de contas o email é um recurso simples que facilita enormemente as comunicações. Mas pode trazer também problemas indesejáveis. Já existem regras mínimas de comportamento por email para que seja amenizada a perda de tempo das pessoas, aborrecimentos, comunicação truncada, dentre outros.
O bom uso do e-mail que é fornecido pela empresa sem sombra de dúvidas traz grandes benefícios a todos - empregado e empresa -, porém seu mau uso pode gerar até demissão por justa causa. Não pense que ninguém nunca vai saber daquele e-mail que você escreveu, ele pode ser lido e pode ser usado como prova contra você. Saiba bem qual o conteúdo que você coloca nele, ok?
1. Separe, pelo título, o que é importante e delete o que é clara perda de tempo. Mas isso não significa chacinar mensagens. Coloque-se no lugar das pessoas. Se a falta de resposta for magoá-las, não delete.
3. Há certas coisas que devem ser ditas em vez de escritas. Se o assunto for importante ou complicado, diga ao vivo.
6. Tenha uma lista de endereços e nunca a delete. A Terra gira. Nunca se sabe quando você pode precisar ou ser útil a alguém.
8. Não espalhe fofocas ou boatos por e-mail. A "prova do crime" fica registrada e pode ser usada contra você.
10. Se a mensagem não for urgente, guarde e releia no dia seguinte. Se já não parecer importante, jogue no lixo. Isso evita aborrecimentos no presente e arrependimentos no futuro.
Grande Abraço.
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