terça-feira, 15 de julho de 2008

Sustentabilidade - Juninho

"O que fazemos hoje, ecoa na eternidade." (do filme Gladiador)

A palavra da moda ultimamente é: SUSTENTABILIDADE. Vamos entender um pouco o que é isso. Sustentabilidade é um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana. Colocando em termos simples, a sustentabilidade é prover o melhor para as pessoas e para o ambiente tanto agora como para um futuro indefinido.

Segundo o Relatório de Brundtland (1987), sustentabilidade é: "suprir as necessidades da geração presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprir as suas". Isso é muito parecido com a filosofia dos nativos dos Estados Unidos, que diziam que os seus líderes deviam sempre considerar os efeitos das suas ações nos seus dependentes após sete gerações futuras. Esta é uma tarefa que tem tirado o sono de muitos executivos ultimamente. "Preciso vender mais, porém sem afetar o meio ambiente, preciso ter mais lucros, mas tenho também que ter uma boa imagem perante a sociedade..." Departamentos de RH de empresas do mundo inteiro têm pensado em formas de fazer com que seus funcionários pensem de forma ecológica, ou socialmente responsável. Ser sustentável: suprir suas próprias necessidade sem afetar o futuro de seus filhos.

Li uma reportagem algumas semanas atrás na Internet que dizia algo mais ou menos assim: "O consumidores dão mais credibilidade em empresas que desenvolvem trabalhos de Responsabilidade Social e Meio Ambiente." Acredite, os recursos naturais são finitos, isto não quer dizer que acabam, mas que seu volume é limitado, por exemplo: Você tem um copo de água para dividir entre você e um amigo, de repente chegam mais dois amigos sedentos, você continua tendo um único copo de água, só que desta vez para ser dividido em mais pessoas.

Os recursos naturais funcionam da mesma forma, daí a preocupação de utilizá-los de maneira consciente e responsável. É certo também pensar que o uso incontrolável de recursos podem fazer com que estes deixem de existir, como é o caso de algumas espécies de animais que desapareceram, devido ao comércio de peles, etc. Institutos de preservação ambiental no mundo inteiro têm colocado esforços contínuos para concientização do uso na maneira correta dos recursos. As boas práticas ambientais são geradoras de economia, de lucro e de imagem positiva da empresa.

Colocando uma olhar cristão ao assunto, lemos na Bíblia passagens como: "Tudo quanto tem fôlego louve ao Senhor." (Salmo 150) e "os céus declaram Sua glória e o firmamento a obra de Suas mãos" (Salmo 19:1). Toda a natureza foi criada por Deus. O que deve passar na mente de Deus quando não usamos aquilo que Ele nos deu de forma sábia? Ah! Não posso esquecer dessa passagem: "... e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar, e sobre as aves do céus, e sobre todo animal que se move sobre a terra... eis que vos tenho dado toda a erva que dá semente... e toda a árvore... e a todo animal da terra... e viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom..." (Genesis 1: 28 - 31).

Será que seremos questionados por Deus sobre como cuidamos de Sua criação? Será que amar como Deus ama, também não significa trabalhar para proporcionar um ar limpo para se respirar, água pura para beber? Será que o uso de forma sábia dos recursos naturais também não agradaria a Deus?

Tenha você também pensamentos sutentáveis, desenvolva pensamentos que melhorem o ambiente que você vive!!! Este é um vídeo de um instituto chamado Planet Green (União dos canais Discovery Channel, Animal Planet e Home & Health), num incentivo de mudança de forma de pensamento e atitudes. Descubra o Verde!! Grande Abraço!

2 comentários:

Unknown disse...

bom dia JUninho.

bela coluna, devemos sim nos preocupar com o Planeta e em conservar as suas Riquezas naturais.


gostei muito do video

Anônimo disse...

Excelente texto, Juninho ... se houvesse a academia brasileira do blog, você teria cadeira cativa pela qualidade e conteúdo ...

Abraço.

Rodolfo